A Apadep mantém uma agenda política permanente que foi intensificada neste período que antecede as eleições, com vistas ao estreitamento das relações com o Poder Executivo e Legislativo. Três ações distintas estão em andamento.
No início de julho a Apadep convidou formalmente os três principais candidatos ao Governo, segundo as pesquisas, para um encontro.
O candidato Fernando Haddad (PT) veio até a Apadep para dialogar com associadas e associados e o presidente, Rafael Galati, encontrou-se com Rodrigo Garcia (PSDB).
Convites foram expedidos também aos cinco mais mais colocados nas pesquisas da corrida ao Senado.
Semana passada a Associação recebeu Marcos Pontes (PL) e já está agendada uma reunião com a candidata Janaína Pascoal.
A Apadep continua articulando para encontros com o candidato Tarcísio Freitas (REP) e com os demais candidatos ao Senado convidados.
Já com relação às eleições proporcionais, devido à impossibilidade de se estabelecer objetivamente quem são as principais candidaturas e de reunir-se com todas/os candidatas/os, a Diretoria decidiu por não divulgar em nossos canais de comunicação os encontros com pleiteantes á cadeira na Alesp e na Câmara dos Deputados.
Contudo, a Diretoria tem feito e participado desses encontros, de modo a estreitar as relações com atores políticos importantes.
As/os associadas/os que têm contato com candidatas/os podem entrar em contato com a Diretoria para alinharmos um encontro.
Apenas com relação ao candidato a Deputado Federal Mateus Moro (PT) houve divulgação do encontro, devido sua condição de associado.
Nos encontros, a Diretoria destaca demandas e pautas relevantes para a Instituição e para o público atendido e entrega um material preparado pela APADEP, em conjunto com a ANADEP, com dados sobre a Defensoria Pública.
Além de estabelecer relações, a proposta dos encontros é apresentar a realidade da Defensoria Pública, as necessidades estruturais e, principalmente, explicar o papel de defensoras e defensores públicos como agentes políticos que proporcionam acesso à justiça e cidadania a milhões de paulistas.