XII CONADEP: Comissão Científica aprova teses e práticas

A comissão científica responsável pela organização e elaboração das atividades do XII Congresso Nacional de Defensores Públicos divulgou, com recorde de inscrições [...]

 

A comissão científica responsável pela organização e elaboração das atividades do XII Congresso Nacional de Defensores Públicos divulgou, com recorde de inscrições, nesta quinta-feira, 3 de setembro, que todos os trabalhos inscritos no concurso de teses e práticas foram aprovados para serem apresentados e julgados durante o evento. Ao todo, foram avaliadas 50 teses de Defensores de Estados como Acre, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Na última edição do concurso, foram 27 inscritos.

 

Com 15 inscrições, o Rio de Janeiro foi o Estado com a maior participação no certame. Em segundo lugar ficou o Espírito Santo com 8 e, na terceira posição, o Rio Grande do Sul com 6.

 

Segundo Joaquim Neto, presidente da ANADEP, o concurso será um dos momentos mais ricos do CONADEP. As práticas e teses inscritas revelam um alto padrão de pesquisa, ilustrando também a atuação dos Defensores em vários segmentos. “Todos demonstram uma alta qualidade e destacam temas relevantes para a Instituição”, pontua.

 

Já para Adriana Burger, que ficará à frente da Coordenação da Banca Examinadora das Práticas, os trabalhos estão bastante diversificados. “Recebemos práticas de diversos Estados e, apesar de a realidade parecer diferente e/ou distante, os problemas são os mesmos. As práticas apresentadas pelos profissionais são soluções eficazes e simples de serem difundidas. Fico feliz com o resultado que obtivemos. As teses são resultado de um trabalho que deve ser multiplicado por todas as Defensorias”, destacou.

 

Patrícia Kettermann, diretora jurídica da ANADEP, coordenará a Banca de Teses e afirma que “os trabalhos são extremamente qualificados”.

 

Ponto alto das edições dos congressos, os concursos são ferramentas para o intercâmbio de ideias e a troca de informações acerca da atuação da Carreira em todo o Brasil.

 

Teses – A apresentação das teses acontecerá em Curitiba – Paraná, no Auditório Principal da Faculdade de Direito da Universidade Positivo tendo inicio, pontualmente, às 8 horas de quinta-feira, dia 5 de novembro de 2015. O horário foi antecipado para que todos tenham mais tempo para suas exposições. Cada participante terá dez minutos para explicação e a ordem será alfabética, conforme a listagem abaixo.

 

Clique aqui e veja a relação das teses.

 

Práticas – A apresentação das práticas acontecerá no mesmo local iniciando, pontualmente, às 08h de sexta-feira, dia 06 de novembro de 2015. O horário foi antecipado para que todos tenham mais tempo para suas apresentações. Cada participante terá dez minutos para apresentação oral, a qual se dará em ordem alfabética, conforme a listagem abaixo.

 

Clique aqui e veja a relação das práticas.

 

Banca Examinadora – No caso de práticas e teses que tiverem mais de um autor, a comissão deliberou que apenas um dos autores poderá desempenhar oralmente.

 

Em caso de necessidade, também haverá data show disponível. O Defensor deverá enviar o material, via e-mail, para secretaria@anadep.org.br até o dia 02 de outubro de 2015.

 

Após amostragem de todos os trabalhos, a Comissão Julgadora deliberará, em sessão fechada, com duração de 20 minutos, sobre as notas e anunciará os três primeiros colocados de cada categoria para receber a premiação.

 

Para fundamentar ainda mais os debates, a ANADEP e a ADEPAR selecionaram uma gabaritada comissão julgadora para formar a banca examinadora, responsável pelo julgamento dos trabalhos sobre atuação e experiência dos Defensores. Confira:

 

Práticas: Coordenação: Adriana Burger (Diretora para Assuntos Internacionais da ANADEP);

Maria Tereza Sadek (professora, diretora de pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais e cientista política);

Thais Paschoal Lunardi (Supervisora do Núcleo de Prática Jurídica e Professora de Direito Processual Civil na Universidade Positivo);

Núbia Fernanda Greve de Musis (Ouvidora Geral da DP/AC).

 

Teses: Coordenação: Patrícia Kettermann (Diretora Jurídica da ANADEP e ex-presidente da ANADEP);

Gabriel Furtado: (Diretor da ENADEP);

Élida Séguin: (Defensora do Rio de Janeiro);

Marcelo Diniz (Defensor do Paraná)

 

Fonte: ANADEP

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes