O Núcleo Especializado da Infância e Juventude (NEIJ) realizou um trabalho de base no primeiro semestre de 2019 junto à Faculdade Belas Artes. Após alinhamento do Núcleo com a coordenação pedagógica do curso de graduação em mídia social da Faculdade, uma turma com oito grupos desenvolveu projetos de comunicação para a Defensoria Pública, sendo que cada uma focou-se num público-alvo diferente. “Foi uma experiência muito positiva, pudemos nos aproximar dos alunos e da faculdade, criando uma relação de parceria que pode gerar diversos projetos conjuntos”, conta a coordenadora Ana Carolina Schwan.
No início do projeto, os componentes do NEIJ apresentaram uma palestra de educação em Direito aos estudantes, sob o tema Redução da Maioridade Penal, destacando a legislação e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). “Explicamos para eles como é o processo infracional, falamos sobre medidas sócio-educativas e outros pontos que permeiam o tema da redução da maioridade penal. Sentimos o interesse dos alunos, o que foi comprovado com o envolvimento deles nos trabalhos apresentados”, completa Ana Carolina.
Sobre os trabalhos, a coordenadora frisou que foram apresentadas boas ideias, que poderão, inclusive, ser absorvidos pela área de Comunicação da DPE, e que houve uma troca de conhecimento positiva.