A APADEP tem se empenhado em promover projetos e atos de conscientização sobre a igualdade de gênero, de forma a garantir a promoção dos direitos das mulheres em e sua representatividade em todos os espaços sociais. Desta forma, tem trabalhado pela divulgação da campanha nacional #EmDefesaDelas e manifestou apoio à Seleção Brasileira de Futebol Feminino durante a Copa do Mundo FIFA 2019.
Entre as iniciativas, nesta semana a associação protocolou junto à Defensoria Pública-Geral um pedido para expedição de ato normativo sobre a adequação do expediente nas unidades da Defensoria Pública de São Paulo nos dias em que a Seleção Brasileira Feminina de Futebol atuar, reforçando a solicitação protocolada pelo NUDEM. Em resposta, a Defensoria Pública-Geral comunicou que, por ora, não acolherá o pedido da Associação e que “eventualmente, caso o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo venha a adotar suspensão de atividades em razão dos jogos da seleção de futebol feminino, a Defensoria Pública prontamente irá acompanhar o calendário praticado”.
A diretoria da APADEP também movimentou-se na Alesp, em articulação para incluir a campanha nacional em atividades da Comissão da Mulher e deverá participar, em breve, de iniciativas variadas.