Na última sexta-feira, dia 29 de julho, o pré-candidato ao governo do estado, Fernando Haddad (PT), acompanhado do Deputado Estadual Emídio de Souza (PT), visitou a sede da Apadep e foi recepcionado pela diretoria da Associação. Também participaram do encontro as/os coordenadoras/es de Núcleos Especializados da Defensoria Pública, Conselheiras/os e representantes da Administração Superior, além da Ouvidora Geral da DPE e associação de servidores. O presidente da Apadep, Rafael Galati, colocou a Associação à disposição para um diálogo permanente.
Na ocasião, Rafael Galati entregou a Haddad um material sobre os dados nacionais da Defensoria Pública e de São Paulo, produzido pela Apadep, em conjunto com a Anadep, e falou sobre a situação estrutural da Instituição e do papel da Defensoria Pública na garantia dos direitos da população em situação de vulnerabilidade.
Durante o encontro, falou-se sobre temas relevantes para o público atendido por Defensoras e Defensores tanto na esfera criminal, quando cível, família e fazenda. O pré-candidato mostrou-se interessado em saber sobre detalhes sobre o aumento da procura pela Defensoria Pública relacionado ao empobrecimento da população.
A Apadep convidou os três primeiros candidatos nas pesquisas de intenção de voto para um encontro. Além de Fernando Haddad, Rodrigo Garcia já recebeu o material preparado pela Apadep.