Foram muito bem recebidas as iniciativas da Apadep acerca da defesa de prerrogativas de Defensoras e Defensores que foram lançadas no último dia 1º de junho. Numa cerimônia simbólica realizada na sede da Associação, a Diretoria divulgou a sua Política de Defesa de Prerrogativas e Direitos das Associadas e Associados e, na sequência, fez a entrega do Selo Defenda Quem Defende, criado pela Diretoria para agradecer atores externos que se engajaram em casos em que prerrogativas de defensoras/es foram violadas.
Rafael Galati, Presidente da Apadep, explicou que este é um protocolo mínimo de ações que a Apadep traz e a ideia é trabalhar junto com a DPG, a Comissão de Prerrogativas, a Corregedoria e o Conselho Superior. Na sequência, foram entregues os selos para o advogado Guilherme Madi e para a jornalista Raíssa Galvão, representada por Thanee Degasperi.
Participaram da cerimônia simbólica na sede da Apadep cerca de 20 pessoas, entre elas o Defensor Público-Geral, Florisvaldo Fiorentino; o Corregedor-Geral, Davi Depiné; o presidente da Comissão de Prerrogativas da DPESP, Aluísio Iunes; a/os conselheira/os do CSDP, Rafael Português, Allan Ramalho e Érica Leoni; o 1º Subdefensor Público-Geral, Rafael Pitanga; o Assessor Criminal, Glauco Mazetto; o Coordenador da Assessoria Jurídica, Thomaz Fiterman; a Assessora Jurídica Roberta Pachota; as associadas homenageadas Daniela Skromov e Surraily Youssef, entre outras Defensoras/es que atuam com dedicação na garantia dos direitos das/os usuárias/os, além do advogado do escritório parceiro Innocenti Advogados, José Jerônimo de Lima.