A Defensoria Pública realizou, na última quinta-feira, 24 de setembro, a cerimônia de inauguração de sua nova sede na cidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. A solenidade contou com a presença maciça de membros do Conselho e coordenadores da Instituição, bem como da presidente da APADEP, Franciane Marques.
O Defensor Público-Geral, Rafael Vernaschi, afirmou que o momento é simbólico, pois representa mais um avanço na consolidação do direito fundamental de acesso à justiça. Enaltecendo a atuação da Defensoria, Vernaschi lembrou que a influência da Carreira vai além da esfera judicial e inclui, por meio de soluções alternativas de conflitos, a pacificação social como mediação e conciliação também à educação em direitos, permitindo que os profissionais se aproximem da população e ajudem a promover cidadania.
O Defensor Público-Geral ainda relembrou o crescimento da Defensoria desde sua criação, em 2006, e as recentes conquistas legislativas, como o reconhecimento da autonomia e previsão constitucional de que a Carreira esteja em todas as unidades jurisdicionais do país nos próximos oito anos.
A Coordenadora da Unidade Franco da Rocha, Leticia de Souza Branquinho, falou da importância da sede para a população mais pobre do município. “Não podemos nos esquecer dos verdadeiros protagonistas dessa celebração, afinal, o crescimento e a estruturação da Defensoria Pública fortalecem a ação para garantir ao hipossuficiente o direito a ter direitos, com toda a dignidade de um atendimento público de qualidade”, disse.
Fonte: DPESP