A cada 15 dias a Defensoria Pública em Taubaté, sob os cuidados do Defensor Público Fabrício Quintanilha, realiza algumas atividades com objetivo de contribuir para a formação de líderes comunitários. O projeto consiste na ida de uma equipe composta por representante da Defensoria Pública, representante de bairro e um assessor especial da Prefeitura, até as áreas de vulnerabilidade do município, muitas delas localizadas em ZEIS (Zona Especial de Interesse Social).
Chegando nesses locais, a equipe se reúne com os moradores para informá-los sobre seus direitos básicos e para prestar informações acerca do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso, transporte e urbanismo. Levantadas as demandas pela sociedade, há um empenho coletivo para a solução dos problemas encontros ali. Com isso, toda a equipe busca por líderes comunitários empenhados no trabalho e na busca por direitos aos moradores daquela região.
Segundo o Defensor Público Fabrício Quintanilha, esse é um projeto importante pois é através dele que as pessoas passam a conhecer o trabalho realizado pela Defensoria Pública e tomam ciência de que podem ter assistência jurídica gratuita. Além disso, através desse movimento, é possível empoderar cidadãos da comunidade para assumir a liderança local e trabalhar em prol de seus direitos.
FONTE: DPESP