A edição 2023 do Prêmio Justiça para Todas e Todos – Josephina Bacariça foi bastante elogiada por Defensoras e Defensores, especialmente no que diz respeito ao seminário de apresentação das práticas que antecedeu a cerimônia de entrega do Prêmio ocorrida no dia 25 de maio.
Diante de mais de 60 Defensoras/es e servidoras/es, o evento contou com a participação do Presidente da Apadep, Rafael Galati, das Diretoras Jordana Rolim e Luiza Lins Veloso e dos Diretores Luiz Felipe Rufino, Luiz Fernando Baby Miranda e Rafael Faber. A cerimônia foi conduzida pelas conselheiras consultivas da Ouvidoria Geral, Carla Mauch e Katia Souza, além da Ouvidora-Geral Camila Marques. Também estavam presentes os conselheiros consultivos da Ouvidoria-Geral, Anderson Miranda, Glauter Del Nero, Isabella Henriques, Luciano Santoro, Rogerio Sotilli, Rosana Pierucetti e Sonia Couto; o Defensor Público Geral, Florisvaldo Fiorentino, a Coordenadora Geral da ASDEPESP, Cristina Pereira, o Diretor da Edepe, Peter Schweikert; e a integrante do Conselho Superior da Defensoria Pública de São Paulo, Érica Leoni.
Organizado pela Ouvidoria-Geral, com apoio da Apadep, da Asdpesp e da Edepe, o Prêmio foi criado em 2008 com o intuito de mobilizar a sociedade a reconhecer publicamente ações de relevância social, homenagear integrantes da instituição e difundir ações que contribuam para o acesso à justiça em benefício da população.
Dividida em três categorias: Defensor/a Público/a; Órgão da Defensoria Pública; Servidor/a Público/a, neste ano o Defensor associado que recebeu mensagem honrosa foi Raphael Camarão Trevizan pela prática “O uso de ferramentas tecnológicas e a repetição massiva de pedidos em sede de execução criminal como estratégias para a concretização dos direitos das pessoas privadas de liberdade”. Fabio Henrique Esposto foi premiado pela prática “A luta da Defensoria Pública pelo direito de acesso à água e saneamento básico da população da Barretos/SP”.