Foi publicada no Diário Oficial de 23 de outubro, a Deliberação do Conselho da EDEPE que inclui a aquisição de smartphones no Programa Pró-Hardware.
Desde a discussão da proposta orçamentária no Conselho Superior, a Apadep e parte da/os Conselheira/os eleitos pediam o acréscimo no programa.
Em reunião do Conselho da Edepe realizada no dia 11 de outubro, a Apadep, representada pelo Diretor Administrativo, Luiz Felipe Rufino, e os Conselheiros eleitos Leonardo de Paula, Raphael Camarão e Rafael Português foram convidados, em razão da inclusão na pauta deste item, oportunidade em que expuseram as razões pelas quais o programa pró-hardware deveria ser atualizado para incluir os smartphones, considerando que a evolução da tecnologia destes aparelhos faz com que sejam utilizados como ferramenta de aprimoramento, inclusive para participação em muitos dos cursos da Edepe que são realizados na modalidade virtual.
Após a apresentação orçamentária da Diretoria da Escola mostrar-se positiva, a matéria foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. Também foi incluída no Programa a aquisição de impressoras.
Entretanto, por maioria de votos, aprovou-se deixar a decisão a cargo da Direção da EDEPE, vencidos as/os as/os conselheiras/os Vanessa Vieira (representante dos Núcleos Especializados) e Roberto Henrique Moreira Júnior (representante do Conselho Superior), que votaram pela aplicabilidade imediata da medida.
Infelizmente, a Direção da EDEPE decidiu que as novidades somente passariam a valer a partir de 01 de janeiro de 2024, embora a saúde financeira do Fundepe possibilitasse a vigência imediata.