No último dia 23 de agosto, o diretor Administrativo da Apadep, Luiz Felipe Rufino, e a diretora Financeira, Jordana Rolim, reuniram-se com o Presidente do TRE/SP, Desembargador Paulo Galizia, para fazer alinhamentos sobre a Missão de Observação Eleitoral no âmbito do estado de SP. A Anadep foi uma das entidades credenciadas como observadora nacional do processo eleitoral em 2022 junto ao TSE e a Apadep será uma das associações estaduais que fará parte do trabalho.
O Tribunal Superior Eleitoral regulamentou as missões através da Resolução TSE nº 23.678/21. Pela primeira vez, o TSE credenciou, além de entidades estrangeiras, entidades nacionais, entre elas a Anadep. Para desempenhar este papel em âmbito nacional, a Associação Nacional, com apoio das Associações Estaduais e do DF, selecionou o nome de 83 defensoras e defensores públicos que atuarão nas zonas eleitorais neste período. No dia do pleito, todas/os as/os defensoras/es públicas/os estarão identificadas/os com colete com a logomarca da Associação Nacional e terão, em mãos, um relatório a ser preenchido. Elas/es terão acesso às instalações e aos centros de votação da Justiça Eleitoral.
Seguindo a premissa do TSE de interiorizar a atividade, a Apadep propôs que os trabalhos em São Paulo sejam desenvolvidos no município de Jacareí.
Entre as organizações que irão participar das MOEs, além da Anadep, estão: Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD); Associação Juízes para a Democracia (AJD); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); Sociedade de Ensino Superior de Vitória (Faculdade de Direito de Vitória – FDV); Transparência Eleitoral Brasil; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ;) e Universidade de São Paulo (USP).
Defensoras/es de São Paulo que irão compor a Missão:
Ana Paula de Oliveira Castro Meirelles Lewin
Augusto Guilherme Amorim Santos Barbosa
Gabriel Kenji Wasano Misaki
Jordana De Matos Nunes Rolim
Leandro de Castro Gomes
Luiz Felipe Vanzella Rufino
Rafael Galati Sabio
Observadoras/es nacionais credenciadas/os pelo TSE
Lista divulgada pelo TSE em 24 de agosto