Com a proposta de aproximar a carreira dos temas e trâmites do Congresso Nacional, este ano a Apadep organizou uma ação para que associadas/os possam dialogar com as/os principais candidatas/os ao governo do estado e ao senado sobre pautas de impacto coletivo, sobre a instituição e também sobre o público alvo da Defensoria Pública.Como parte da iniciativa, na última quarta-feira, dia 24 de agosto, a diretoria recebeu o candidato ao Senado Federal por São Paulo, Marcos Pontes.
Participaram da conversa a diretora Jordana Rolim, o diretor Luiz Felipe Rufino, a associada Roberta Alves Pachota e o assessor parlamentar da DPG e também associado, Carlos Isa. Jordana Rolim destacou a importância de defender no Congresso a melhor estruturação do modelo público de acesso à justiça, por meio da Defensoria Pública.
Durante toda a reunião, as/os defensoras/es explicaram o funcionamento da Defensoria Pública, apontaram as principais demandas da instituição e de seus/uas usuários/as e se colocaram à disposição para fazer alinhamentos sobre políticas públicas. Por sua vez, Marcos Pontes afirmou que os dados e a expertise da Defensoria são fundamentais para a criação de políticas públicas que possam melhorar a vida das pessoas.
Além do diálogo, foi entregue ao candidato a cartilha com os dados da Defensoria Pública em âmbito nacional e estadual, produzido pela Apadep em conjunto com a Anadep. O material já foi entregue aos candidatos ao governo do estado Rodrigo Garcia (atual governador) e Fernando Haddad.