No final de janeiro, nos dias 26 e 27, a Presidente da APADEP, Franciane Marques, viajou à região nordeste do Estado de São Paulo para visitar algumas unidades da Defensoria e ouvir dos Defensores locais sobre suas demandas e a situação atual de trabalho. A previsão inicial é de que fossem visitadas as unidades de Franca, Ribeirão Preto e Barretos. Contudo, uma manifestação que bloqueou a estrada que dá acesso a Barretos acabou levando ao cancelamento da visita à localidade. A Presidente foi acompanhada do Diretor de Assuntos do Interior, Octávio Ginez de Almeida Bueno, e da Diretora de Articulação Social, Ariane Carolino de Pádua Paschoal.
Em Ribeirão Preto, os Defensores manifestaram interesse em uma participação ampla e democrática no projeto que visa à alteração da LC 988/06, demonstraram preocupação com o aumento incessante da carga de trabalho sem a contrapartida estrutural – fator que também deveria nortear a expansão da DPE –, falaram da dificuldade na reposição de servidores e estagiários, bem como solicitaram o empenho da Associação em organizar atividades de lazer que incluam os colegas do interior.
Em Franca, os colegas demonstraram preocupação com a falta de solução desde o término do convênio com entidade que auxiliava no atendimento da área de família. Contaram, ainda, sobre a dificuldade da atuação em áreas da infância e execução penal de forma cumulada e da ausência de um cargo específico que atue em Júri e Execução.
O APADEP em Campo é uma iniciativa que consiste em visitas regulares da Diretoria da APADEP às unidades, sempre com um momento de confraternização na forma de happy hour ou café da manhã.