A APADEP tornou-se oficialmente apoiadora do Global Access to Justice Project , uma rede internacional de pesquisadores de todas as partes do mundo que tem o objetivo de identificar soluções práticas para a problemática do acesso à Justiça. Devido à sua abordagem epistemológica multidimensional única e ao amplo alcance geográfico, o projeto possui a ambição de se tornar a pesquisa mais abrangente já realizada sobre o acesso à justiça.
O projeto, que tem coordenação geral dos professores Alan Paterson, Bryan Garth, Cleber Francisco Alves, Diogo Esteves e Earl Johnson Jr, conta com uma equipe de especialistas que inclui notáveis pesquisadores do campo jurídico (e sócio-jurídico), profissionais de direito dos setores público e privado, diretores de instituições de assistência jurídica, funcionários públicos de elevado escalão e formuladores de políticas públicas, representando cerca de 100 nações de todos os continentes. Todos irão compartilhar conhecimento de forma organizada e estruturada.
A rede Global Access to Justice Project reunirá as mais recentes informações sobre os principais sistemas de justiça do mundo, analisando as barreiras econômicas, sociais, culturais e psicológicas que impedem ou inibem muitos, e não apenas os mais pobres, de acessarem e fazerem uso do sistema de justiça. Embasado na análise empírica e comparativa dos processos legais, ao mesmo tempo em que se funda na experiência humana prática, o projeto documenta as tentativas, conquistas e fracassos daqueles que trabalham na busca pela justiça.
Para conhecer o projeto, e inserir a APADEP como uma das apoiadoras do trabalho, Augusto Barbosa, presidente da APADEP, reuniu-se na última sexta-feira, 2 de agosto, representando também a ANADEP, com o coordenador do projeto Diogo Esteves (Defensor Público do Rio de Janeiro) e também com associado Júlio Camargo, um dos pesquisadores do projeto.