A atuação da carreira em torno das questões legislativas foi o principal mote da AGE da ANADEP realizada na última quarta-feira, dia 7 de agosto, em Brasília. O presidente da APADEP, Augusto Barbosa, participou da reunião que antecedeu na primeira manhã após aprovação, em segundo turno, do texto-base da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Os principais pontos foram a articulação pela aprovação dos destaques supressivos favoráveis aos/às associados/as, ainda na Câmara, e as articulações em torno da tramitação da reforma da previdência no Senado Federal.
Entre outros temas da AGE, também se destacaram o Projeto de Lei do Senado (PLS) 116/2017, que estabelece a demissão por insuficiência de desempenho; a reforma tributária (atualmente há cinco propostas sobre o tema em tramitação no Congresso Nacional); e o Código de Processo Penal (CPP).
Para além dos assuntos legislativos, os presidentes discutiram detalhes sobre o CONADEP, ações de pulverização da Campanha Nacional e apoio da ANADEP ao Global Access to Justice Project, após os trabalhos desenvolvidos pelo presidente da APADEP e diretor jurídico da ANADEP, Augusto Barbosa.