Parecer da Comissão Especial sobre a PEC 171/93 vai à votação na data de amanhã.

 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, em análise na Câmara, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, tem previsão de votação em 30 de junho. Amanhã, entretanto, será votado o parecer do relator da Comissão Especial, Deputado Laerte Bessa (PR-DF). O texto já fora aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça em março deste ano.

 

Na última semana, um pedido de vista adiou a votação do parecer na Comissão Especial responsável pela matéria. O início das discussões foi marcado por empurrões e agressões verbais envolvendo parlamentares, policiais legislativos e manifestantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), que protestavam contra a redução da maioridade penal.

 

Em face aos acontecimentos, o Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, decidiu, na última semana, pelo fechamento da sessão para o público, tanto para o acesso ao Plenário da Casa, quanto para o acesso à Comissão Especial.

 

Em nota divulgada em abril, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e o Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) reiteraram suas posições contrárias à redução da maioridade: “A ANADEP, que congrega 26 associações estaduais, esclarece que a Entidade é contra a redução da maioridade penal. A Associação não compactua com a decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados que aprovou, nesta terça-feira, 31 de março, a constitucionalidade da PEC sobre o tema”, Enfatizam Associação e Colégio.

 

Para informações sobre o pleito, clique aqui.

 

Debates sobre efeitos continuam

 

Quatro importantes Comissões realizam audiências públicas nesta semana para discutir a redução da maioridade penal.

 

Hoje, a Comissão de Direitos Humanos convidou o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o Secretário de Direitos Humanos da Presidência, Pepe Vargas , para discutir o tema, em reunião ocorrida pela manhã, no plenário 9 da Câmara.

 

O assunto também foi debatido na Comissão de Educação com juízes, delegados, advogados e o representante da Unicef Brasil, Gary Stahl, em reunião realizada às 14h30, no plenário 10.

 

Na quarta-feira, 17 de junho, será a vez de a Comissão de Cultura debater a proposta de emenda. Entre os convidados, está o vereador paulista Ari Friedenbach, para evento marcado às 10 horas, no plenário 7.

 

Neste último dia, às 14h30, no plenário 3, a Comissão de Legislação Participativa ouve o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Luiz Kukina.

 

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes