A eleição da ANADEP terá chapa única, mas com a proposta de um trabalho coletivo. E é dentro deste objetivo que o presidente da Apadep, Rafael Galati, e o Diretor Administrativo, Luiz Felipe Rufino, integram a chapa candidata. A proposta da Apadep é que São Paulo seja atuante nas pautas nacionais e institucionais de interesse da carreira e dos usuários da Defensoria Pública. Mesmo com chapa única, é importante que associadas/os votem, uma vez que a Associação Nacional significa o espaço de fala de Defensoras e Defensores na agenda nacional.
A chapa “Confiança e trabalho coletivo para avançar” terá uma composição bastante plural encabeçada pela defensora pública do Acre Rivana Ricarte, que concorre à reeleição como presidenta. A defensora pública do Rio de Janeiro e atual presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, será a vice-presidenta institucional; o defensor público da Bahia Igor Santos será o vice-presidente jurídico-legislativo; e a vice-presidência administrativa terá o defensor público do Tocantins e presidente da ADPETO, Guilherme Vilela.
O presidente da Apadep, Rafael Galati, será o Diretor para Assuntos Legislativos, com atuação especialmente voltada para as pautas do Congresso Nacional. “A representatividade no cenário nacional é muito importante para que Defensoras e Defensores Públicos ocupem um espaço no debate legislativo. São Paulo dever ser sempre uma referência e uma liderança na pauta política”, afirma Galati.
Com um olhar mais associativo, o Diretor da Apadep, Luiz Felipe Rufino, ocupará o cargo de suplente no Conselho Fiscal.