Associadas/os estão entre os facilitadores de curso da ENADEP

Defensoras e Defensores de São Paulo estão entre os facilitadores do curso promovido pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) e a Comissão de Mobilidade Urbana, Moradia e Questões Fundiárias da ANADEP. Vanessa Chalegre de Andrade Franca e Allan Ramalho fazem parte da VI Jornada “Conflitos fundiários e remoção de pessoas: estratégias de defesa e soluções garantidoras de Direitos Humanos”.


O principal objetivo da jornada é promover a exposição conceitual e a troca de experiências sobre temas importantes para a atuação nos conflitos fundiários urbanos e socioambientais e na defesa dos núcleos (urbanos e rurais), comunidades e territórios ameaçados de remoção. O curso também problematiza o papel da Defensoria Pública nos conflitos fundiários. Uma das propostas é de impulsionar um movimento pela criação de um observatório nacional de remoções no âmbito das Defensorias Públicas.

Na abertura do curso, Vanessa Chalegre, que é coordenadora da Comissão Temática de Mobilidade Urbana, Moradia e Questões Fundiárias da ANADEP, fez a mediação da aula de introdução conceitual e normativa incidente. Na segunda aula, Allan Ramalho apresentou pesquisa sobre a atuação do Núcleo de Habitação e Urbanismo da DPE-SP como custos vulnerabilis em litígios coletivos possessórios. 


Com o total de quatro aulas, no dia 26 de abril, o tema será “Conflitos socioambientais: estratégias de defesa do território e da segurança da posse”.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes