Articulação contribui com a resistência ao PL 529 na Alesp

As atividades legislativas da semana circularam em torno do PL 529/20 que estabelece medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas, incluindo impactos sobre superávit orçamentário de Poderes e Instituições autônomas, como a Defensoria Pública, além da extinção de órgãos e empresas públicas como IMESC, ITESP e CDHU e mudanças significativas na contribuição e estrutura do IAMSPE.

Na quarta-feira, 30 de setembro, terceiro dia de debates em sessões extraordinárias, a votação novamente foi adiada por falta de quórum, num movimento de obstrução feito pela maioria dos parlamentares que não concorda com a aprovação do PL.

Desde a apresentação do texto pelo Governo do Estado, a APADEP, ao lado das entidades que compõem o FOCAE-SP, tem se reunido com deputadas e deputados para apresentar Notas Técnicas produzidas pelo próprio FOCAE e também pelos Núcleos da Defensoria Pública (NHABURB e NUDDIR) e dialogar sobre o PL. Durante as sessões, inclusive, deputados/as como Leci Brandão (PCdoB), Coronel Castello Branco (PSL) e Janaína Paschoal (PSL) utilizaram dados e informações fornecidas pela APADEP e pelo FOCAE para justificar a não aprovação do texto. Janaína Paschoal chegou a apresentar uma proposta aglutinativa que exclui da proposta original quatro das dez instituições públicas estaduais que correm o risco de fechamento, entre elas a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), responsável pela regularização fundiária e pela implementação da política agrária no Estado.

O PL 529/20 teve 623 emendas sugeridas por deputados/as e todas vetadas pelo relator Alex de Madureira (PSD) incluindo dez feitas pelo próprio relator. Sem passar por comissões, o texto foi a Plenário em regime de urgência, mas tem encontrado dificuldades de aprovação.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes