Agenda jurídica

Estão pautados para esta sexta-feira, dia 2 de outubro, no STF e do TJSP, os julgamentos do Recurso Extraordinário 1.240.999 que trata da desvinculação dos/as associados/as da APADEP em face da Ordem dos Advogados do Brasil; e do Incidente de Arguição de Competência que trata da possibilidade de os servidores públicos paulistas migrarem do regime geral de previdência para o complementar.

Sobre o RE de desvinculação da OAB no STF
Advogados da APADEP e da ANADEP já se reuniram com as diretorias das duas entidades e com Ministros da Suprema Corte e seus assessores, aos quais apresentaram memoriais e, assim como a DPU e a ANADEF, destacaram a EC n° 80/14 e o julgamento já iniciado da ADI 4.636, que trata da mesma matéria e já conta com 9 votos favoráveis aos/às Defensores/as.

Sobre o IAC no TJSP
A APADEP atua no feito como amicus curiae e esteve representada durante o julgamento por seus advogados. O processo está com pedido de vista concedido ao Desembargador Bandeira Lins, presidente da Turma Especial de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O relator Desembargador Décio Notarangeli considera possível a migração, mas entende que cabe ao Órgão Especial do Tribunal analisar a constitucionalidade de dispositivo da Lei 14.653/11. Ele foi acompanhado por dois outros integrantes da Turma.

O Desembargador Torres de Carvalho apresentou voto divergente em que considera que a possibilidade de migração prevista na Constituição Federal depende de regulamentação legal de iniciativa do Executivo. Outro integrante do órgão julgador o acompanhou.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes