Deliberação CSDP nº 182, de 23 de julho de 2010.

DELIBERAÇÃO CSDP Nº 182, DE 23 DE JULHO DE 2010.

 

Garante às pessoas com deficiência a acessibilidade e a isonomia de condições nos concursos realizados pela Defensoria Pública do Estado.

 

O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO,

 

considerando a autonomia administrativa da Defensoria Pública do Estado, conforme artigo 134, § 2º, da Constituição Federal, e artigo 7º da Lei Complementar nº 988, de 9 de janeiro de 2006;

 

considerando o poder normativo do Conselho Superior no âmbito da Defensoria Pública do Estado, conforme artigo 31, inciso III, da Lei Complementar nº 988/06;

 

considerando os princípios constitucionais da isonomia, da acessibilidade e da promoção da inclusão das pessoas com deficiência à sociedade;

 

DELIBERA:

 

Artigo 1º – Em todas as provas dos concursos realizados pela Defensoria Pública do Estado será garantida a acessibilidade e a isonomia de condições aos candidatos com deficiência.

 

§ 1º – A garantia de acessibilidade e a isonomia de condições poderá se dar, dentre outras formas, com a disponibilização de locais acessíveis, de tempo adicional para a realização das provas e da apresentação das provas em linguagens específicas, como braile e Libras, mantido o conteúdo único.

 

§ 2º – As pessoas com deficiência auditiva poderão optar por realizar as provas escritas dos certames com o auxílio de sua gravação em vídeo, disponibilizadas em computador, com a tradução das provas em LIBRAS, observando-se, em qualquer das hipóteses, todos os princípios aplicáveis ao concurso público.

 

§ 3º – Na hipótese de concurso regionalizado para estagiários de direito, ante eventual inviabilidade do uso dos meios definidos no parágrafo anterior, a prova para pessoas com deficiência auditiva poderá ser realizada com apoio de intérprete.

 

Artigo 2º – Esta Deliberação entra em vigor na data da sua publicação.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes