Texto foi aprovado em Primeiro Turno

Na terça-feira, dia 18 de fevereiro, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Dias Toffoli, deferiu suspensão de segurança para derrubar duas liminares concedidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e autorizar a continuidade da tramitação, na Alesp, da PEC 18 que versa sobre a Reforma da Previdência estadual. O texto foi para votação em plenário no mesmo dia, e a matéria foi aprovada, em primeiro turno, com algumas modificações, como a inclusão da previsão do direito adquirido ao regime anterior para aqueles/as que preencherem os requisitos antes da publicação da emenda constitucional.

O Governo do Estado e sua base de apoio na Assembleia, no entanto, tiveram muitas dificuldades. A mobilização das entidades de classe, em particular da APADEP e de associações e sindicatos parceiros integrantes do FOCAE, foi muito importante para ampliar o apoio contra a reforma. A PEC foi aprovada na primeira fase de votação com os exatos 57 votos necessários, e isso somente ocorreu porque foi possível que o Presidente da Casa, o deputado Cauê Macris (PSDB), excepcionalmente votasse.

O término do primeiro tuno deixou claro, portanto, que não haveria margem confortável para aprovação da PEC em segundo turno e que alguns deputados poderiam declinar o apoio à reforma, ou que exigissem, ao menos, modificações importantes em seu texto original.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes