São Paulo marca presença em Encontro Regional Sul-Sudeste

O Encontro Regional das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Sul e Sudeste, organizado pela Anadep em parceria com as Associações estaduais dessas regiões, e que ocorreu em Foz do Iguaçu, nos dias 5 e 6 de outubro, destacou-se pela atualidade dos temas debatidos. Mais de 200 Defensoras e Defensores Públicos debateram sobre o tema “Defensoria Pública: debates contemporâneos” e a delegação de São Paulo esteve presente com mais de 20 Defensoras e Defensores, incluindo o Diretor da Apadep, Luiz Felipe Rufino, a Diretora Jordana Rolim e a Vice-Presidenta Aline Penha. Os destaques da delegação foram a apresentação da associada Renata Tibyriçá e a participação do Diretor Luiz Felipe Rufino.

A Defensora Pública do Paraná e Presidenta da Adepar, Jeniffer Scheffer, abriu  o Encontro, numa cerimônia que contou também com a recepção do Defensor Público-Geral do Estado do Paraná, André Giamberardino, e com a participação da Presidenta da Anadep, Rivana Ricarte,  integrantes da carreira se reuniram para começar a discutir os principais temas da atualidade relacionados à atuação da Defensoria Pública.

As palestras de abertura ficaram por conta de Simone Schreiber (Desembargadora TRF 2ª Região e Mestre em Direito Constitucional e Doutora em Direito Público) e Juarez Cirino dos Santos (Advogado criminal, professor de Direito Penal da UFPR e Presidente do Instituto de Criminologia e Política Criminal).

O Primeiro painel do Encontro abordou o trabalho da Defensoria Pública na tutela coletiva de grandes desastres. Com a participação da Defensora Pública de Minas Gerais, Carolina Morishita, e do Defensor do Espírito Santo, Rafael Portella, a mesa foi presidida pela Coordenadora da Região Sudeste da ANADEP e Presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra, e abordou os impactos do rompimento das barragens do Fundão, em Mariana-ES (2015) e da Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho-MG (2019). A Defensora e o Defensor destacaram que o contato com a comunidade local é essencial, mas que não se deve romantizar essa atuação.

No segundo painel, a Defensora do Rio de Janeiro, Helena Morgado, falou sobre  “Assistência qualificada à vítima” e trouxe o exemplo na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no âmbito da Lei Maria da Penha.

Logo após, o Defensor Público do Rio Grande do Sul, Antônio Fregapane, palestrou sobre as problemáticas em torno do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) que fere a paridade de armas entre acusação e defesa e, consequentemente, contrariando os princípios do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal. A presidência da mesa contou com a Defensora Pública do Estado do Paraná, Maria Luiza Gomes.

A temática da alienação parental na perspectiva da Defensoria Pública foi o tema do painel que contou com a participação da Defensora do Rio de Janeiro, Flavia Brasil Nascimento e a presidência da mesa ficou por conta do Presidente da ADEPESC, João Joffily.

Já a associada da Apadep, Renata Tibyriçá, falou sobre a temática da inclusão, que é também tema da campanha nacional deste ano. O painel contou com a participação da Defensora do Paraná, Marisa Barbosa, e a mediação do Diretor da Apadep, Luiz Felipe Rufino.

Renata Tibyriçá apresentou pesquisa sobre o perfil das pessoas com deficiência no Brasil e a partir disso mostrou como é essencial que a atuação da Defensoria Pública seja multidisciplinar.

Marisa Barbosa, que tem deficiência auditiva congênita, mencionou as barreiras enfrentadas para ingressar na carreira e também para atuar. “Um dos problemas que enfrentei foi a realização de audiência de custódia em que não havia equipamentos ou aparelhos que me permitissem dialogar de forma clara com o assistido da Defensoria Pública. Imagina ter que me comunicar com uma pessoa através de um vidro que não passa o som e que preciso falar por um aparelho telefônico”, detalhou.

Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (Advogado e doutor em Direito Penal/Criminologia e professor titular de Direito Processual Penal na Universidade Federal do Paraná e Procurador do Estado do Paraná – aposentado) foi o palestrante que encerrou o evento e falou sobre o juízo de garantias.

Juliana Lintz (Vice-presidenta Institucional da ANADEP e Presidenta da ADPERJ); Mário Rheingantz (Coordenador da Região Sul e Presidente da ADPERGS); e Luís Gustavo de Gois (Presidente da ADEPES) compuseram a mesa de encerramento.

O Encontro Regional das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Sul e Sudeste foi promovido em parceria pela ANADEP, ADEPAR, ADEPESC, ADPERGS, ADEPES, ADEP-MG, ADPERJ e APADEP, com apoio da Escola Nacional dos Defensores Públicos do Brasil (ENADEP).

Com informações da ASCOM da Anadep

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes