O que importa mesmo é a Defensoria Pública. Foi com esse pensamento que Franciane Marques, Presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP), encerrou, no sábado (16/04), no L´Hotel Porto Bay, em São Paulo, o I Debate Pré-Eleitoral ao Cargo de Defensor Público-Geral da Defensoria Pública do Estado, promovido pela APADEP. A eleição acontecerá no próximo dia 19.
De um lado Davi Eduardo Depiné, Defensor Público junto ao 1º Tribunal do Júri da Capital, e do outro, Rafael Valle Vernaschi, Defensor Público locado na Unidade Fazenda Pública da Capital e candidato à reeleição.
O debate foi transmitido on-line para os Associados que, previamente, enviaram 48 questões para os candidatos discutirem em uma hora e quarenta minutos. O debate contou com três blocos.
No primeiro, os candidatos se apresentaram e responderam perguntas institucionais elaboradas pela APADEP.
No segundo bloco foi a vez de responder às perguntas enviadas pelos Associados. E no terceiro e último módulo os candidatos fizeram perguntas entre si.
Por fim, fizeram suas considerações finais.
O debate transcorreu de forma democrática e respeitosa com cada candidato defendendo sua plataforma. As questões mais frequentes foram relativas ao orçamento da instituição, ao protagonismo e à autonomia da carreira, à absorção dos aprovados no VII Concurso Público, às gratificações dos Defensores, à remuneração da carreira e à articulação política com os diversos atores ligados à área.
“A Defensoria tem de olhar não apenas para os próximos dois anos, mas, sim, para uma década. Precisamos retomar o protagonismo e a trajetória ascendente da categoria”, disse Depiné durante o debate.
“Acredito que a categoria enfrente quatro grandes desafios: a definição das atribuições dos defensores, a sua atuação estratégica e as questões orçamentária e remuneratória”, afirmou Vernaschi no debate.
A Presidente da Associação, Franciane Marques, fechou o evento agradecendo a participação dos candidatos, seus assessores e Associados da APADEP. “O debate é um aprendizado em tempos de consolidação do momento democrático.”