Luiz Felipe Rufino, Presidente da Apadep, foi à Brasília nesta semana para participar da Assembleia-Geral Ordinária da Anadep, ocasião em que as Presidentas e os Presidentes das associações estaduais receberam a visita institucional da Secretária Nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sheila de Carvalho.
Na oportunidade, a Secretária afirmou que os projetos da Secretaria serão voltados para pensar a construção de um plano nacional de acesso à justiça com foco na expansão dos serviços da Defensoria Pública e dialogou sobre a possibilidade de ações em parceria com a ANADEP e demais Associações estaduais. Também estiveram presentes a Coordenadora-Geral de Articulação de Políticas Públicas, Erica Meirelles e o Diretor de Promoção de Acesso à Justiça, Pedro Henrique Viana Martinez.
Entre os destaques da reunião estava a apresentação do pré-projeto da Campanha Nacional 2024 que terá como temática os “Direitos da População em Situação de Rua”. O objetivo da iniciativa é mostrar que a Instituição é a referência para o acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situação de rua. O Presidente da Apadep, Luiz Felipe Rufino, apresentou São Paulo como candidata ao lançamento da campanha e a cidade foi escolhida para as ações que serão feitas em maio.
Além disso, o principal tema da AGO foi a prestação de contas do exercício de 2023, as/os Conselheiras/os fiscais da Anadep, entre eles Luiz Felipe Rufino, acompanharam a apresentação da funcionária responsável pelo setor financeiro Ana Amélia Maia. Por unanimidade, as contas da gestão foram aprovadas.