O presidente da APADEP, Augusto Barbosa, integrou a comitiva da ANADEP durante o 1º Encontro Internacional de Defensores Públicos Oficiais, Assessores Tutelares, Funcionários e Integrantes da Defensoria Pública, realizado na Argentina, entre os dias 02 e 04 de outubro.
Na quinta-feira, dia 03, Augusto participou de reunião sobre o fortalecimento do modelo público de acesso à justiça e de estratégias de atuação na defesa criminal. Estiveram presentes o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho; o diretor para assuntos internacionais da ANADEP, o defensor paulista e associado da APADEP Antonio Maffezoli; o vice-presidente da ANADEF, Vladimir Correia; Fernando Freyre, ex-defensor público do estado do Colorado (EUA); Martín Sabelli, ex-defensor público de San Francisco (EUA); e defensores públicos argentinos, María Lorena González Castro Feijoó, presidenta da ADePRA, e Fernando Lodeiro Martínez, defensor público em Buenos Aires.
Augusto também foi um dos palestrantes do Encontro. Na sexta-feira, dia 04, ele falou sobre a situação das mulheres encarceradas no Brasil e apresentou iniciativas da Defensoria Pública de São Paulo como o projeto Mães em Cárcere e a atuação nas audiências de custódia e perante os Tribunais Superiores. Augusto destacou, ainda, as inspeções realizadas pelo NESC e as ações de educação em direitos em presídios como a realizada por colegas de Ribeirão Preto.
Além dos diretores da ANADEP e da ANADEF acima mencionados, integraram a comitiva brasileira a diretora adjunta de relações internacionais da ANADEP, Adriana Burger (RS); a coordenadora da região sudeste e presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz (RJ); e o diretor de eventos e presidente da AMDEP, João Paulo Dias (MT).
O evento foi organizado pela Asociación Civil de Magistrados y Funcionarios del Ministerio Público de la Defensa de la República de Argentina (ADePRa).