
Neste dia 9 de outubro, a Presidenta Jordana Rolim foi uma das integrantes da mesa de abertura do Seminário Internacional “Inteligência Artificial e Sistema de Justiça na América Latina: Aprendizados e Caminhos para a Garantia de Direitos” organizado pela Ouvidoria- Geral com apoio da Escola da Defensoria.
Juntamente com Jordana Rolim, compuseram a mesa de abertura a Defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão; a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública, Camila Marques; O Diretor da Escola da Defensoria, Allan Ramalho; a Subcorregedora-Geral, Maria Victória de Barros Campos; o Conselheiro eleito do Conselho Superior, Raphael Camarão, e a integrante do Conselho Consultivo da Ouvidoria, Veridiana Alimonti. O evento contou com a participação de Anna Brian Nougrères, Relatora Especial das Nações Unidas sobre o Direito à Privacidade.
O Seminário acontece em dois dias (9 e 10 de outubro) de palestras e painéis de representantes do sistema de justiça, pesquisadoras/es, gestores públicos, entidades da sociedade civil e organismos de defesa de direitos humanos. O encontro propõe ser um espaço qualificado de escuta, intercâmbio e construção coletiva de diagnósticos e estratégias a partir de uma perspectiva latino-americana, voltada à atuação institucional do sistema de justiça frente à crescente adoção de tecnologias baseadas em inteligência artificial no setor público.