Aconteceu no último dia 23 de maio a posse popular dos defensores que passaram no VI Concurso de Ingresso à Carreira. Com essa edição, somam-se quatro eventos desta natureza, onde defensores recém empossados recebem das mãos de cidadãos carentes um diploma que simboliza que a verdadeira “posse” começa ali, na comunhão entre defensor e assistido em busca de um objetivo comum. O evento de sexta-feira aconteceu no Centro de Acolhida Boracéia, um complexo de atendimento a moradores de rua localizado na Barra Funda.
Além das falas oficiais de membros da Defensoria Pública de São Paulo, Ouvidoria Geral, Escola da Defensoria Pública (EDEPE) e Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), os novos defensores ouviram vários depoimentos dos moradores do Centro, que externaram em suas falas a gratidão pelo trabalho da Defensoria Pública.
Foi o caso de Renê Teixeira, que foi parar nas ruas por causa do uso de crack e chegou ao abrigo via encaminhamento da Defensoria Pública. “Estou sendo resgatado para a sociedade graças aos defensores”, relatou.
Ao final das explanações, os novos defensores receberam das mãos dos moradores do Centro de Acolhida Boracéia o diploma da Posse Popular e foram convidados a tirar uma foto empunhando o documento, que os legitima, daqui pra frente, a caminhar de mãos dadas com os assistidos em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.