Rafael Galati, presidente da Apadep, participou, no último dia 4 de julho, da solenidade que marcou a posse de Florisvaldo Fiorentino como Defensor Público-Geral para o biênio 2022-2024, e também como presidente do Condege, além da nova composição do Conselho Superior da Defensoria para o mesmo período. A cerimônia aconteceu no Teatro Sergio Cardoso, com apoio da Apadep.
Em sua fala, Galati destacou o desafio que a DPE enfrentou para se adaptar ao modelo remoto de atendimento durante a pandemia e pontuou que o diálogo nortear o crescimento da instituição, sempre com vistas aos interesses e direitos das/os usuárias/os.
A cerimônia foi marcada por falas que ressaltaram a essência da Defensoria Pública como agente de transformação social. Os discursos também deram luz a temas como a implantação do modelo de Ouvidorias-Gerais, políticas públicas para incentivo à participação política de mulheres nos espaços de poder da Defensoria e autonomia. Erica Leoni Ebeling falou em nome do colegiado do CSDP.
Participaram do evento, entre diversas autoridades, defensoras e defensores, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; o Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, José Fernando da Costa; o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Mair Anafe; a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolin; a Defensora Pública-Geral de Tocantins e Presidente do Condege no período 2021-2022; a Ouvidora-Geral da DPE-SP, Camila Marques; a Corregedora-Geral, Cristina Guelfi; a Secretária Municipal de Justiça de São Paulo, Eunice Prudente; o Subprocurador-Geral de Justiça do Estado, Wallace Paiva Martins Junior; e o Defensor Público-Geral da União, Daniel de Macedo Alves Pereira.