
Na segunda-feira, dia 5 de julho, as diretoras da APADEP, Aline Penha e Debora Pezzuto, atuaram como facilitadoras na primeira aula do curso de formação política, participação institucional e liderança para defensoras públicas, que faz parte da VIII Jornada promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), em parceria com a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) e com a APADEP.
A aula inaugural teve como tema “Política Institucional, Gênero e Raça”. A palestrante foi Winnie Bueno, Bacharel em Direito, escritora e mestra em Direito. Deise Benedito, integrante da organização da sociedade civil Geledés, mandou um vídeo para a aula.
O principal objetivo da jornada é estimular mulheres a participarem da política institucional, por meio da capacitação das profissionais que atuam na Defensoria Pública, proporcionando uma visão crítica das múltiplas dimensões da violência de gênero e o conhecimento da rede de mulheres existente.
A iniciativa visa também estimular as defensoras públicas a reconhecerem cenários de gênero e raça no âmbito do sistema de justiça, em especial, as questões relacionadas à carreira e desenvolvimento de estratégias para o aperfeiçoamento institucional.