Em alusão ao mês da Defensoria Pública, a APADEP tem realizado semanalmente, em maio, debates sobre temas de interesse da carreira em lives no seu perfil do Instagram. Na última terça-feira, dia 12, foi abordado o estudo internacional do Global Access to Justice que conta com dados de mais de cinquenta países sobre o acesso das pessoas à justiça durante pandemia de COVID-19. Destacaram-se as sugestões de ações que poderiam ser adotadas pela Defensoria Pública do Brasil.
Conduzida pelo presidente Augusto Barbosa, a live APADEP contou com a participação de Diogo Esteves, coordenador do Global Access to Justice Project e Defensor Púbico do Rio de Janeiro, e Júlio Azevedo, Defensor Público de São Paulo, associado da APADEP e um dos pesquisadores internacionais. Diogo chamou a atenção para o uso de tecnologias no acesso dos usuários aos serviços de orientação jurídica e ajuizamento de demandas.
Julio Azevedo apontou para a essencialidade do serviço da Defensoria Pública durante a pandemia, por ser um instrumento de acesso a direitos fundamentais como a saúde e observou que isso foi reconhecido em alguns países com incremento orçamentário.
Destacou, ainda, a necessidade de uma revisão da forma de atuação da Defensoria Pública a partir de pilares que passam pela afirmação dessa essencialidade, revisão dos critérios de admissibilidade, uso da tecnologia para a resolução online de conflitos e nova abordagem nas atuações coletivas.
© 2019 APADEP - Associação Paulista de Defensores Públicos.