O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de orientar e conscientizar as mulheres sobre a doença. O movimento cresceu e Outubro Rosa tornou-se uma data do calendário mundial importante para a Saúde, pois nenhuma mulher está livre do risco, todas são vulneráveis neste caso e somente o acompanhamento periódico pode reduzir o índice de mortalidade.
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) divulgaram recentemente em parceria um comunicado enfatizando que a mamografia é o único exame com eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama, quando realizado sistematicamente em mulheres assintomáticas na faixa etária a partir dos 40 anos.
A eficácia do autoexame como método de rastreamento é parcial, uma vez que este é capaz de detectar o tumor apenas quando o mesmo já está em uma fase adianta, mas o autoexame também é importante e caso a paciente perceba algum caroço nas mamas através do toque, a mamografia também pode ser indicada, independentemente da idade.
A conscientização sobre a doença é fundamental. Defenda-se, faça os exames periodicamente, não se arrisque.