Outubro Rosa: defenda-se!

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de orientar e conscientizar as mulheres sobre a doença. O movimento cresceu e Outubro Rosa tornou-se uma data do calendário mundial importante para a Saúde, pois nenhuma mulher está livre do risco, todas são vulneráveis neste caso e somente o acompanhamento periódico pode reduzir o índice de mortalidade.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) divulgaram recentemente em parceria um comunicado enfatizando que a mamografia é o único exame com eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama, quando realizado sistematicamente em mulheres assintomáticas na faixa etária a partir dos 40 anos.

A eficácia do autoexame como método de rastreamento é parcial, uma vez que este é capaz de detectar o tumor apenas quando o mesmo já está em uma fase adianta, mas o autoexame também é importante e caso a paciente perceba algum caroço nas mamas através do toque, a mamografia também pode ser indicada, independentemente da idade.

A conscientização sobre a doença é fundamental. Defenda-se, faça os exames periodicamente, não se arrisque.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes