Para marcar o pré-lançamento da Campanha Nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”, a Anadep promoveu, na segunda-feira, dia 17 de abril, uma oficina virtual de comunicação para tratar dos direitos das pessoas com deficiência e as ferramentas de acessibilidade. O presidente da Apadep e a equipe de Comunicação da Associação participaram da atividade. A Campanha Nacional de 2023 tem como principal objetivo promover a educação em direitos e servir como instrumento da luta anticapacitista e inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços.
Conduzida pela presidenta da Associação Nacional, Rivana Ricarte, a oficina contou com a participação da coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do STJ, Simone Pinheiro, e da assessora de comunicação da entidade, Mônica Andrade. Elas apresentaram o site do STJ e falaram sobre as adaptações de acessibilidade que foram feitas e a utilização de softwares e aplicativos para tornar o portal acessível. Houve ainda dicas para descrição de imagem nas redes sociais e apresentação da Rede de Acessibilidade na Administração Pública, composta pela Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Senado Federal e Tribunal de Contas da União.
Também participaram da atividade o advogado Marcelo Panico que ficou cego aos 33 anos de idade e falou sobre as dificuldades de acessibilidade em concursos e instituições públicas; e o especialista em Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowill para cegos.