Em visita à unidade Jacareí, nesta semana, o presidente Augusto Barbosa acompanhou a iniciativa Oficina das Famílias, conduzida pela associada Marília da Silva Macedo, em parceria com o Defensor José Rodolfo Stutz Cunha, uma atividade de educação em direitos para solução extrajudicial de conflitos familiares que reforça a importância de preenchimento da vaga aberta para agente social na Unidade.
A Oficina das Famílias é um curso de curta duração (aproximadamente 3 horas) que acontece na Unidade, no qual são abordados com os usuários temas que envolvem a comunicação entre as pessoas e o cuidado com os filhos menores como guarda, visitas, alimentos, alienação parental, dentre outros. Outro tema cuidadosamente abordado é a violência doméstica familiar contra a mulher.
Todos os usuários que buscam a Defensoria Pública para solucionar demanda na área de Família e tenham filho/a são encaminhados para a Oficina, sendo convidada também a parte contrária para participar em outra data. Após a participação na oficina, as partes passam pela tentativa de conciliação. A expectativa é que essa atividade resulte em índices maiores de solução de conflitos e redução de judicialização e custos. A ação é realizada em conjunto entre Defensoras/es e agentes do CAM.