Não estamos prontos para a retomada do atendimento presencial

O retorno das atividades presenciais de atendimento da Defensoria Pública no dia 28 de setembro poderá trazer impactos negativos, especialmente por não se mostrar efetivamente estruturado.

A Associação tem criticado reiteradamente a forma de comunicação interna da Administração em relação aos/às membros na construção e utilização das ferramentas remotas de atendimento e sugerido que o diálogo seja ampliado para todos/as, e não apenas os/as coordenadores/as, ao lado de uma melhor escuta no desenvolvimento das novas formas de atuação. Surpreendida restou a carreira, no entanto, em perceber que sequer os/as coordenadores/as sabiam que as atividades presenciais seriam retomadas em duas semanas. Uma vez mais, em tema tão relevante, existiu somente um comunicado sem que existisse diálogo e previsibilidade para a correta estruturação dos espaços físicos.

Não há, ademais, qualquer confirmação de que as sedes estejam devidamente preparadas para o retorno presencial, especialmente sob a perspectiva de proteção sanitária. A APADEP verificou, ao longo da semana, que muitas unidades ainda não estão equipadas e organizadas e não consta sequer essa exigência para que no dia 28 os/as Defensores/as possam realizar atendimentos. A falha de gestão dos recursos físicos coloca em risco a saúde dos/as colegas, assim como dos/as servidores/as, estagiários/as e usuários/as.

Risco este que se torna mais grave diante da ausência de melhorias no Manual de Segurança Sanitária apresentado em julho e do não acolhimento de qualquer das medidas indicadas pela APADEP por meio de renomada infectologista contratada para avaliar o cenário da Instituição. Nem mesmo consta informação sobre a aquisição de máscaras cirúrgicas para uso durante os atendimentos, como havia sido prometido pela Administração. E os faceshields são de qualidade e proteção duvidosas.

As falhas de gestão apresentadas não são corrigidas a contento, senão que incorporadas ao cotidiano da Instituição sob a velha ideia de “trocar pneu com o carro em movimento”. Nem mesmo a suposta modernização tecnológica acontece. Os atendimentos remotos seguem demorados e falhos, com atendimentos na capital já sendo agendados para dezembro.

A informação reiterada pela Administração de que os atendimentos presenciais somente seriam reiniciados com o funcionamento adequado do sistema remoto não se tornou realidade, como se vê. O risco de que a procura por atendimentos nas unidades aumente muito mais do que a capacidade física e humana de absorção é grande, colocando em perigo o nível de atendimento oferecido e a saúde de todos/as, incluindo a dos/as usuários/as. Torna-se evidente que a mudança de rota é urgente e deve ser feita de maneira democrática e colaborativa. 

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