Para marcar o Dia Nacional da Defensoria Pública, a partir da noite desta quinta-feira, dia 19 de maio, monumentos de várias cidades do país ganharão a iluminação na cor verde. Em São Paulo, por duas noites o Páteo do Colégio, no centro da capital, estará iluminado.
A Ação também marca mais uma fase da Campanha Nacional “ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA”. Lançada oficialmente no início do mês, em Brasília, a Campanha visa mostrar que a Defensoria Pública é referência para o acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situações de vulnerabilidades.
Pelo País, entre os monumentos que serão iluminados, destacam-se: o Congresso Nacional (DF), o Cristo Redentor (RJ), o Convento da Penha (ES), Estádio Arena das Dunas (RN), Jardim Botânico (PR), Mercado Ver o Peso (PA), Estátua de Iracema (CE), Elevador Lacerda (BA) e prédios das assembleias legislativas.
Panorama da Defensoria Pública
Estima-se que o público-alvo da Defensoria Pública é de 85% da população brasileira conforme pesquisa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA). Entretanto, este percentual poderá aumentar nos próximos anos.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, quase 30 milhões de brasileiros passaram a viver na linha da extrema pobreza, neste período pós-pandemia, e isso se reflete diretamente nos atendimentos da Instituição.
Nos últimos dois anos, a Instituição realizou ações individuais e coletivas. As áreas de maior destaque são saúde, consumidor e família. Outros atendimentos também têm se destacado, como a suspensão do cumprimento de ordens de reintegração de posse e despejo; medidas de proteção à população em situação de rua, catadores de materiais recicláveis e ambulantes; garantias da população prisional; enfrentamento da violência doméstica e familiar; entre outros.
Confira os monumentos que serão iluminados:
Brasília
Congresso Nacional
São Paulo
Páteo do Colégio
Rio de Janeiro
Cristo Redentor, Arcos da Lapa, Roda Gigante, Museu de Arte do Rio e Palácio Tiradentes
Sergipe
Assembleia Legislativa
Natal
Estádio Arena das Dunas
Ceará
Estátua de Iracema, na Beira Mar; Estátua Iracema, na Lagoa da Messejana; Sede da DP em Sobral; Assembleia Legislativa do Ceará; Palácio da Abolição em Fortaleza; e Estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato.
Pará
Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, Theatro da Paz, IGEPREV, Memorial da Cabanagem do Entroncamento, Parque da Residência e o TCE.
Paraná
Prefeitura, Jardim Botânico e Assembleia Legislativa
Espírito Santo
Convento da Penha e a Assembleia Legislativa
Bahia
Elevador Lacerda
Amapá
Marco Zero, Fortaleza de São José, TJ, MP, ALAP e Palácio do Setentrião.
Campo Grande – MS
Relógio da Rua 14 de Julho
Rondônia
Três caixas d’agua, catedral e o Centro Administrativo