Em meados do mês de novembro, o Ministro da Justiça, Tarso Genro, recebeu a Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP), em Brasília, para tratar sobre a situação atual que vive a Defensoria no Estado de São Paulo.
Participaram também do encontro Fernando Calmon, presidente da ANADEP (Associação Nacional de Defensores Públicos), William Fernandes, Ouvidor-Geral da Defensoria do Estado de São Paulo, a assessora da Defensora Pública Geral de SP, Daniela Sollberger, e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).
O Ministro da Justiça ficou impressionado com os números apresentados pela presidente da APADEP, Juliana Belloque, tanto no que se refere ao escasso número de profissionais atuando no Estado quanto com relação aos gastos com o convênio firmado entre Defensoria e OAB-SP.
Genro também demonstrou preocupação com a disparidade remuneratória da profissão em relação às demais carreiras jurídicas. “O Ministro se mostrou preocupado com a situação ruim da Defensoria Paulista – que está muito aquém da realidade nacional da instituição – e também se colocou à disposição para a adoção de medidas legislativas no âmbito federal que auxiliem no fortalecimento da Defensoria”, disse Juliana Belloque. A defensora avaliou como bastante positiva a reunião e espera que ela tenha desdobramentos não só no processo de valorização da carreira no Estado de São Paulo como em todo o país.
O presidente da ANADEP, Fernando Calmon, reforçou as reivindicações dos defensores paulistas e ressaltou a importância da valorização da instituição que presta assistência jurídica aos carentes. William Fernandes, ouvidor-geral da instituição em São Paulo, frisou a participação decisiva da sociedade civil durante o processo de fortalecimento da Defensoria e a assessora da Defensoria Pública Geral, Daniela Sollberger, deu ênfase na comparação de gastos com o convênio firmado entre Defensoria Pública e a OAB-SP.
Durante o transcorrer da reunião e ao final desta, Tarso Genro disse que o Ministério da Justiça estudará formas de auxiliar o fortalecimento da instituição no Estado e colocou-se à disposição para novos encontros.