A Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), Maria Carmen de Sá, participou da mesa de abertura do V Congresso de Defensores Públicos da Infância e da Juventude, na sede da FIRJAN, na cidade do Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 8 de julho. No encontro, a preocupação latente da redução da maioridade penal esteve nas falas de todos os participantes.
“Que esse Congresso renove nossos ânimos para que possamos seguir protegendo os direitos de nossas crianças e adolescentes” – afirmou a Maria Carmen. A Coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDEDICA), Eufrásia Maria Souza, pediu a união da Categoria para lutar contra a aprovação da Emenda Constitucional 171/93.
Já André Castro, Defensor Público Geral fluminense, agradeceu a participação de Defensores de 12 estados que vieram ao Rio debater o futuro da juventude brasileira no momento em que ela mais precisa.
Fechando a abertura do Congresso, a Orquestra de Cordas da Grota fez uma apresentação e o membro do Comitê de Direitos da Criança da ONU, Wanderlino Nogueira Neto, proferiu uma aula magna, que teve como tema a Normativa Internacional de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos da Infância.
Além da inscrição de cinco práticas exitosas de Defensorias de todo País, das quais se destacam três de Defensores paulistas, houve a apresentação de 18 teses para o aprimoramento do trabalho da Instituição, sendo um terço delas vindas de São Paulo. O Congresso também debateu pautas como tráfico de drogas, publicidade infantil e abuso de crianças e adolescentes.
Clique aqui para acessar o documento que contêm todas as práticas e teses inscritas.
Fonte: ANADEP