A Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP) assinou Manifesto em defesa da Democracia e do Judiciário que foi apresentado ao presidente e demais membros do Supremo Tribunal Federal, na última segunda-feira, dia 8 de junho, em ato em defesa da Democracia e do Poder Judiciário, transmitido ao vivo e que foi liderado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Em seu discurso, o ministro Dias Tofolli ressaltou a importância das instituições na defesa da democracia. “Temos instituições sólidas que viabilizam a concretização dos princípios republicanos e democráticos”, afirmou.
O texto, assinado por cerca de 200 entidades e que pode ser lido aqui, ressalta a necessidade da autonomia e da independência dos Poderes no regime e repudia os ataques e ameaças direcionados ao Supremo. Também defende a atuação republicana do Tribunal e a preservação de direitos e garantias para que o país possa sair das crises que o assolam neste momento de pandemia.
Os signatários também enfatizam a necessidade do diálogo e afirmam que a liberdade de manifestação e de expressão não abrange discursos de ódio.
© 2019 APADEP - Associação Paulista de Defensores Públicos.