A nova diretoria da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) será empossada nesta terça-feira, 31 de março, a partir das 19h, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília-DF. O Defensor Público do Estado do Maranhão, Joaquim Neto, eleito Presidente, vai comandar a entidade pelos próximos dois anos (Biênio 2015-2017). A nova diretoria foi eleita no dia 23 de março, durante assembleia geral ordinária da Entidade. O Centro de Convenções Brasil 21 fica no Setor Hoteleiro SUl, Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Sala Vera Cruz 2.
O novo Presidente afirmou que vai ampliar o canal de comunicação com o Executivo. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso principal objetivo é dialogar com o Executivo sobre a inclusão da Defensoria Pública na Lei de Responsabilidade Fiscal e temos de articular isto de uma maneira democrática e eficaz. A Defensoria é uma instituição ímpar e fundamental no Estado Democrático de Direito. Hoje, temos uma grande conquista que é a EC 80/2014. No entanto, temos de buscar mecanismos para cumprir com a normativa constitucional de termos um Defensor Público em cada comarca, no prazo de oito anos”, afirmou.
Joaquim Neto é presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão. No estado, é titular do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente (NDCA). Em 2014, foi o vencedor no Prêmio Innovare na categoria Defensoria Pública, com o Projeto “Fortalecendo os Vínculos Familiares”. É o atual diretor 2º Tesoureiro da ANADEP e foi também Membro da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude (ABMP).
Lançamento de Obras:
Antes da posse serão lançadas duas obras. O livro “Memorial da Defensoria Pública Brasileira” reúne textos que relatam histórias e estórias vivenciadas por Defensores Públicos aposentados. A obra “Constituição Federal Histórica” é resultado do material organizado pela ANADEP em comemoração à promulgação da EC 80/2014 que terá textos especiais de parlamentares.
Fonte: ANADEP