No dia 14 de dezembro, a partir de iniciativa do associado Rafael Negreiros, a Defensoria Pública Regional de Habitação e Urbanismo (6ª Defensoria Pública de Itapevi), em parceria com a Ouvidoria Geral, promoveu o lançamento do “Projeto Vozes do Território: escuta e ação para dignidade”, que tem como base a escuta ativa de mulheres residentes em ocupações informais urbanas para elaboração de diagnósticos sociais e definição de estratégias de atuação.
A ação, que visa resultados concretos que reduzam vulnerabilidades locais e fortaleçam o acesso a serviços públicos e direitos, a partir da atuação da Defensoria Pública, contou com o apoio do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria de Itapevi, que será responsável pela realização dos diagnósticos da comunidade. A escuta ocorreu numa ocupação do Jardim da Glória, em Cotia – SP, e contou com a participação de cerca de 50 moradoras.
Entre os objetivos do Projeto Vozes, estão o desenvolvimento do protagonismo das mulheres, sua autonomia e o fortalecimento de lideranças sociais nas comunidades assistidas. Após esta etapa de escuta e diagnóstico, será realizada a construção plano de trabalho da Defensoria Pública, definição de prioridades, cronograma de atuação e tomada de medidas. Por fim, haverá o monitoramento da implementação do plano e um diagnóstico final para avaliação do impacto das medidas adotadas.