Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (19/05), no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, em parceria com a APADEP e a “Frente Parlamentar de apoio à Defensoria Pública”, entregaram o prêmio “Justiça para todos” aos defensores públicos de São Paulo que prestaram relevantes serviços à população carente do Estado em 2009.
O auditório, com capacidade aproximada de 300 pessoas, estava lotado. Além dos defensores públicos e seus familiares, deputados e membros da sociedade civil – principalmente do movimento de moradia – prestigiaram o evento.
Foram premiados na categoria “Defensor Público” os Defensores Elpídio Francisco Ferraz Neto, da Unidade Campinas, e Luiz Rascovski, da Unidade Plantão Cível. Já na categoria “Órgão da Defensoria Pública”, as homenageadas foram a Regional Presidente Prudente e a Unidade Santo Amaro. O Defensor Público Leandro de Castro Silva, da Regional de São José do Rio Preto, recebeu a “Menção Honrosa” desta edição. (clique aqui para conhecer os conteúdos dos trabalhos premiados).
“Os defensores públicos estão muito atarefados, com processos acumulados, e ainda assim conseguem ter tempo para desenvolver os trabalhos premiados hoje e que fazem a diferença junto à população carente do Estado. Todos nós lutamos para prestar assistência jurídica integral gratuita de qualidade, além da educação em Direitos e da atuação em tutelas coletivas”, disse o presidente em exercício da APADEP, Rafael Vernaschi.
Para o Ouvidor-Geral da Defensoria Pública, William Fernandes, em sua última sessão solene no cargo, os quatro prêmios entregues aos defensores e às regionais da instituição, em um universo de 22 inscrições ao prêmio, demonstram a importância da atuação da Defensoria Pública e o compromisso dos seus integrantes. “Em nome da sociedade, em nome daqueles que precisam de uma assistência jurídica de qualidade, o meu muito obrigado aos vencedores desta edição do prêmio”, afirmou.
A nova Defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo, Daniela Soolberger Cembranelli, parabenizou os premiados da noite e estendeu os cumprimentos a todos os defensores pelo Dia Nacional da Defensoria Pública. “Tenham todos muitos desafios e realizações. É muito importante acompanhar o trabalho apaixonado de cada defensor e espero que possamos fazer, cada vez mais, a diferença para aqueles que lutam pelo acesso ao sistema de Justiça no Estado”, finalizou.
A APADEP aproveitou a ocasião, Dia Nacional da Defensoria Pública, 19 de maio, para distribuir 200 cartilhas da campanha nacional “Cidadania começa em casa: Defensores Públicos pelo Direito à Moradia”, capitaneada pela Associação Nacional de Defensores Públicos (ANADEP) e que contou com atividades em mais de oito Estados da Federação.
Os trabalhos foram coordenados pelo deputado Fernando Capez, presidente da “Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria Pública”, auxiliado pela recém escolhida nova Ouvidora-Geral da Defensoria Pública, Luciana Zaffalon. Também compuseram a mesa a membra do Conselho Consultivo da Ouvidoria, Dora Marzo de Albuquerque e o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros.