I Congresso Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

Cerca de 250 pessoas acompanharam a cerimônia de abertura do I Congresso Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, na terça-feira, dia 5 de setembro, no auditório da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. O evento, que teve dois dias e contou também com um concurso de Práticas e Teses Exitosas da Defensoria Pública, foi considerado histórico por autoridades e participantes. Liderado pela associada Renata Tibyriça, o Congresso marcou o lançamento da Campanha Nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão” em São Paulo.

Organizado pela Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (Apadep), em parceria com o Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência (NEDIPED) e a Escola da Defensoria de São Paulo (Edepe), com apoio da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), o Congresso contou com a participação da sociedade civil, representada na mesa de abertura pela Ouvidora Geral da DPE, Camila Marques, e representantes do Poder Executivo nas esferas municipal, estadual e federal: Anna Paula Farinella, Silvia Grecco e Marcos da Costa. O Poder Legislativo também esteve representado pelo Deputado Estadual Guilherme Cortez (PSOL) que enviou um vídeo por intermédio da Apadep.

Rafael Galati, Presidente da Apadep, mostrou-se satisfeito com o resultado da ação e considerou que o Congresso atingiu o objetivo de discutir e construir uma melhoria na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Veja o vídeo do Presidente.

Renata Tibyriça, associada e coordenadora do Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, celebrou o evento e já espera por uma nova edição. Veja a análise de Renata no vídeo

Cerimônia de abertura

Uma certa euforia marcou a cerimônia de abertura do Congresso, com todas/os os participantes destacando a importância de se travar um debate profundo sobre a temática da pessoa com deficiência.

O Presidente da Apadep, Rafael Galati, falou sobre a campanha nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão” e o quanto a mobilização de todas as associações traz luz para o tema que precisa ser discutido também internamente pela instituição. Rivana Ricarte, Presidenta da Anadep, também falou sobre a união de esforços de todos os estados para reverberar a mensagem da campanha.

Guilherme Piccina, diretor da Edepe, descreveu as dificuldades que foram enfrentadas para organizar o transporte, a hospedagem e até mesmo garantir espaços adequados para o almoço de pessoas com deficiência e o quanto essas questões afetam diariamente a vida das pessoas com deficiência. O Defensor Público-Geral, Florisvaldo Fiorentino Jr., elogiou a parceria entre a Apadep, o Nediped e a Edepe para realizar o evento.

Com depoimentos mais pessoais, a  Secretária Nacional da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, falaram sobre os anos de luta e as conquistas que já foram obtidas. Anna Paula Feminella explicou o quanto a cultura do capacitismo prejudica a inclusão de pessoas com deficiência e afirmou que “é a estrutura social opressora que vulnerabiliza a pessoa com deficiência”. A Secretária destacou, ainda, que o capacitismo atinge toda a família, que muitas vezes empobrece e se desestrutura e que é neste ponto que a Defensoria Pública se torna fundamental. 

Logo após a fala das autoridades, Renata Tibyriça fez a leitura de uma homenagem in memorian à Adriana Dias, antropóloga referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Letícia Françoso, Presidenta do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, que também compôs a mesa de abertura do Congresso, recebeu as flores em homenagem à Adriana Dias.

Painéis de discussão

No primeiro dia de Congresso, dois assuntos jurídicos concentraram as discussões. Primeiramente, a advogada Joyceane Bezerra e a Representante da Rede-In no Observatório de DH do Poder Judiciário, Ana Figueiredo, com mediação de Luciana Viegas, do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam, falaram sobre a personalidade jurídica da pessoa com deficiência, pensão previdenciária e curatela. Na sequência, Izabel Maior, ex-Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e Wederson Santos, assistente social do INSS, mediados pela Secretária Anna Paula Feminella, analisaram o processo de avaliação psicossocial utilizado no País. 

Educação foi o tema do primeiro painel do 2º dia no Congresso. A associada Renata Tibyriça e o Diretor da Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da SECADI/MEC, Décio Guimarães, apontaram dificuldades financeiras e estruturais para a implantação de políticas de educação especial efetivas. A mediação foi do Defensor Público de Minas Gerais, Luis Renato Braga Arêas Pinheiro. 

O segundo assunto do dia foi a “Estruturação da rede SUS de Atenção aos Cuidados das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras”, com Francine de Souza Dias, assistente social Doutora em Saúde Coletiva, e Natan Mossores de Sá, Coordenador Geral de Doenças Raras do Ministério da Saúde, e mediação da Defensora Pública de Rondônia, Flávia Albaine. Entre os pontos abordados, Natan apontou a importância de uma construção coletiva de políticas públicas e o desenho do atendimento à saúde. Francine e Flávia destacaram as dificuldades de atendimento a pessoas com deficiência como intérpretes para entender a queixa de pacientes, ou equipamentos adaptados para exames diversos.

No período da tarde, temas sensíveis foram discutidos nos painéis “SUAS: A Política Nacional de Cuidados e o cuidador de quem cuida”, e “Autonomia, Desinstitucionalização e Moradia para Vida Independente”. As/os convidadas/os foram Maria de Fátima Silva, ativista dos direitos das pessoas com deficiência e usuária do serviço da Defensoria Pública, que foi aplaudida de pé pelos participantes; Tatiana Vendramini Parra Roda, consultora técnica do Ministério da Saúde; além de Renata Escudero, coordenadora da divisão de direitos das pessoas com deficiência da Humans Right Watch; e Marco Pellegrini, ex-Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e consultor no Coletivo de Vida Independente (CVI). A mediação ficou por conta da Defensora do Rio de Janeiro, Maria Magalhães Lopes, no primeiro painel; e Rodrigo Gruppi, Defensor associado da Apadep.

Concurso de Práticas e Teses Exitosas da Defensoria Pública

Ainda no dia 5, no período da tarde aconteceu o Concurso de Práticas e Teses Exitosas da Defensoria Pública que teve a Prática “A Implementação do Serviço de Residência Inclusiva em Municípios do Estado de São Paulo após propositura de ação civil pública”, da associada Renata Tibyriçá, como vencedora.

O concurso contou com a inscrição de cinco práticas, sendo três de São Paulo. A prática “A garantia de participação integral e democrática das pessoas com deficiência na revisão do Plano Diretor de São Paulo – um paradigma de construção de cidade inclusiva e democrática”, do associado Rafael Negreiros, ficou com o 2º lugar e a prática “Criação e Implementação do fórum permanente da pessoa com deficiência em um município do interior paulista”, de Paula Barboni e Renata Cremonez, recebeu menção honrosa. 

A prática “A Promoção de Capacitação como Ferramenta de Eliminação de Barreiras Atitudinais na Defensoria Pública do Estado do Paraná”, de Matheus Munhoz e Flavia Portela ficou com o 3º lugar e “Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas de Minas Gerais”, de Luis Pinheiro, recebeu menção honrosa.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes