
Nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, será realizado pela Edepe, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, com apoio da Apadep, um evento de educação em direitos ligado à Campanha Nacional 2025 “JUSTIÇA CLIMÁTICA É JUSTIÇA SOCIAL: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”. O seminário “O papel da Defensoria Pública na Implementação da TSAE – Tarifa Social de Água e Esgoto” começará às 14 horas e terá duas mesas temáticas e espaço para debate com o público.
Em diversas cidades do País estão ocorrendo nesta semana mutirões de atendimento sobre Água e Esgoto (tarifa social) e este será o tema do seminário que será realizado em São Paulo com o objetivo de orientar cidadãs/ãos a respeito dos direitos, riscos e regularização. No primeiro painel, convidadas/os falarão sobre “Direito Humano à Água e ao Saneamento”. Na sequência, a mesa de convidadas/os discutirá “Justiça Climática, vulnerabilidades a TSAE”. Na sequência será aberto espaço para perguntas, relatos e propostas da sociedade civil.
A Campanha Nacional é uma oportunidade para reafirmar o papel da Defensoria Pública na promoção dos direitos humanos, no acesso à justiça e no fortalecimento das lutas contra as desigualdades sociais e ambientais, em defesa de grupos historicamente vulneráveis. A Apadep apoia e participa ativamente da campanha, com o intuito de contribuir e divulgar o trabalho de Defensoras e Defensores. Na ocasião, serão entregues cartilhas de orientação sobre Justiça Climática, como parte das ações da Campanha Nacional.
Todas e todos estão convidados para o evento, que é gratuito.
Justiça Climática é Justiça Social
Data: 19/09/2025.
Horário: 14hs às 17hs.
Local: Câmara Municipal de São Paulo.
Endereço: Viaduto Jacareí, nº 100, Centro, São Paulo/SP.