Especialistas do Escritório Regional para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) realizaram na última quinta-feira (25/09) uma oficina de capacitação para os funcionários e funcionárias da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
O treinamento, denominado “Direitos humanos e mulheres: a hermenêutica e a jurisprudência internacional”, revisou os princípios do direito internacional no que diz respeito aos direitos humanos e de gênero.
Na ocasião, mais de 25 membros de diferentes unidades da Defensoria Pública do Estado de São Paulo se informaram sobre questões como os padrões internacionais para a promoção e proteção dos direitos humanos no Sistema das Nações Unidas, em particular os de promoção e proteção dos direitos das mulheres. Eles também aprenderam sobre os vários mecanismos de órgãos do Sistema ONU (agências, fundos e programas), bem como sobre a jurisprudência internacional sobre gênero.”
Com uma abordagem prática, os participantes também realizaram um exercício de aplicação dos conteúdos revistos. A atividade foi dada pela coordenadora de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e de Não Discriminação do ACNUDH América do Sul, Gallianne Palayret, e pela consultora Mariela Infante.