Entidades acompanham movimentações legislativas

Os trabalhos legislativos no Congresso Nacional permanecem direcionados a matérias que envolvam ações de enfrentamento ao novo coronavírus e forma de custeá-las.

A APADEP segue acompanhando de perto os projetos em curso, ao lado da ANADEP, tendo em conta a importância destes temas para o orçamento do Estado de São Paulo e da Defensoria Pública paulista, assim como para a remuneração dos membros da carreira.

CÂMARA DOS DEPUTADOS
Na segunda-feira, dia 13 de abril, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 149/2019 que prevê ajuda financeira da União a Estados, Distrito Federal e Municípios de modo a compensar a queda de arrecadação do ICMS e do ISS de 2020 em relação ao ano passado. O substitutivo apresentado pelo Deputado Pedro Paulo (DEM/RJ) determina que a ajuda financeira deve ser destinada a ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

O PLP 149/2019 é considerado de grande importância pelo Governo do Estado de São Paulo, tendo em conta que a projeção de queda de arrecadação de ICMS para os próximos três meses é de 97, bilhões de reais.

O projeto será agora será encaminhado ao Senado Federal.

Nesta quinta-feira, dia 16 de abril, houve intensa mobilização das associações nacionais que integram o FONACATE e a FRENTAS, com apoio direto das associações estaduais, dentre elas a APADEP, de modo a impedir que fosse votado o regime de urgência do Projeto de Lei 6.726/2016, que propões a regulamentação do limite remuneratório para servidores públicos.

O projeto, se aprovado for, atingirá as Defensoras e Defensores Públicos em aspectos como gratificação por acumulação, plantão judiciário, auxílio alimentação, pagamento de licença-prêmio não gozada em razão de indeferimento ou interrupção, limitando-as ao teto remuneratório, e pagamento decorrente de decisão judicial.

A proposta do relator, deputado Rubens Bueno (Cidadania/PR), era aprovar o regime de urgência do PL na tarde desta quinta-feira e levar a matéria para ser votada, em plenário, na próxima semana. 
As articulações associativas, no entanto, surtiram efeito positivo e não houve consenso entre os parlamentares.

SENADO FEDERAL

O Senado aprovou, em primeiro turno, a PEC do Orçamento de Guerra (PEC 10/2020) que institui um regime extraordinário financeiro e de contratações para facilitar a execução dos gastos relacionados às medidas emergenciais.

Aspectos que possam impactar a remuneração dos servidores públicos foram retirados ainda na Câmara dos Deputados.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes