O lançamento da campanha nacional “Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, no Vão Livre do MASP, no dia 3 de maio, foi um marco para a atuação da defensoria pública em torno do tema. O evento organizado pela APADEP e ANADEP, com apoio do Núcleo de Defesa das Mulheres (NUDEM) e da Defensoria Pública de São Paulo, chamou a atenção para a importância de se promover e garantir os direitos das mulheres e mereceu destaque na imprensa.
A cobertura incluiu a inserção de spots em rádio, matérias em jornais e sites, posts nas redes sociais e também matérias para as principais redes de TV. Antecipando a ação, a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bérgamo, cedeu espaço em sua coluna para divulgar o evento. Também com destaque para o lançamento da campanha e também para o tema, o site Catraca Livre anunciou a ação em seus canais digitais.
Durante o lançamento da campanha, uma equipe da TV Globo foi ao Vão Livre do MASP, entrevistou mulheres que estavam no local e também Rita Lima, coordenadora da comissão das mulheres da ANADEP, e Debora Pezzuto, Diretora da APADEP. Mais tarde, a RedeTV News fez uma reportagem que foi ao ar com apresentação de Boris Casoy e entrevista do presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho. Foi gravada, ainda, uma matéria para o SBT que teve como entrevistada Nálida Coelho, coordenadora auxiliar do NUDEM.
Reforçando que a campanha terá duração de 1 ano e que o lançamento foi apenas o primeiro passo, na última terça-feira, dia 7 de maio, Debora Pezzuto participou, ao vivo, do programa 2 em 1, transmitido para toda a rede Transamérica de rádio no País e também pelo Youtube da emissora, falando sobre direitos das mulheres e o papel da Defensoria Pública na promoção e garantia desses direitos.
A campanha terá continuidade e a APADEP promoverá outras ações, especialmente em unidades do interior e litoral. A associação aproveita para convidar especialmente as associadas para se engajarem também na campanha #emdefesadelas
Veja algumas das matérias: