Uma pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul identificou que a Defensoria Pública estadual é o segundo órgão público no qual os gaúchos mais confiam, com um índice de confiança de 47%. A Defensoria está atrás apenas da Polícia Federal, cujo índice foi de 50%.
O Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado apareceram em seguida no levantamento, com 44% de confiança dos entrevistados. “Os primeiros colocados deste ano são os mesmos verificados há quatro anos [a mesma pesquisa foi realizada em 2010]. A diferença é que, nesta edição, o Tribunal de Contas alcançou a terceira posição ao lado do Ministério Público”, disse o coordenador da área de comunicação social do Tribunal de Contas do Estado e também coordenador da pesquisa, Marcos Rolim.
O levantamento, realizado com 2.040 pessoas de dez municípios do estado, identificou também os órgãos nos quais a população menos confia: Tribunal de Contas da União e a Assembleia Legislativa. Mediu, ainda, o nível de conhecimento dos entrevistados sobre os órgãos públicos. Os mais conhecidos são a Polícia Militar e Polícia Civil.
Fonte: Rádio Gaúcha e Ascom/ADPERGS