A Defensora Pública Ariane Carolino Pascoal, representou na última sexta-feira, 6/5, a APADEP na inauguração da nova unidade da Defensoria Pública do Estado na cidade de São Carlos (a cerca de 240 km da Capital). O edifício está localizado na Rua Belarmino Indalécio de Souza, nº 549, no bairro Centreville.
Na solenidade de inauguração, o Defensor Público-Geral do Estado, Rafael Valle Vernaschi, pontuou que a instalação da nova unidade representa um novo passo dado pela instituição em direção à promoção do acesso à Justiça. “A inauguração desta nova unidade representa um fortalecimento institucional na constante busca do acesso à justiça. Justiça que não é obtida apenas por meio de processos judiciais, mas também através de métodos alternativos de solução de conflitos e da prática de educação em direitos.”
Representando a Coordenaria Regional de São Carlos, a Defensora Pública Maria Alice Packness de Oliveira Macedo apontou que os Defensores da unidade sentem-se orgulhosos por agora possuírem um local digno, moderno e confortável para receber a população carente da cidade. “O resultado dos nossos esforços não poderia ser melhor e dele muito nos orgulhamos. Temos muito trabalho a ser feito, mas agora ganhamos novo fôlego, para continuarmos atuando com carinho e eficiência.”
Também estiveram presentes na inauguração da nova unidade o Defensor Público Luis Marcelo Mendonça Bernarde, representando a 3ª Subdefensoria Pública-Geral, o Prefeito de São Carlos, Paulo Roberto Altomani, a Procuradora-Chefe da Procuradoria Geral do Estado, Regina Marta Cereda Lima, o Delegado Seccional de Polícia de São Carlos, Rogério Fakhany Vita, além de Juízes, Promotores, Advogados, Deputados Federal e Estadual, Vereadores, Secretários municipais e lideranças comunitárias de São Carlos.
A Unidade São Carlos da Defensoria Pública conta com oito Defensores Públicos, que atuam nas áreas cível, família, criminal, execução criminal e infância e juventude infracional. O atendimento na unidade é feito de segunda a sexta. Nas áreas cível, de família, de infância e juventude e criminal funciona de segunda a sexta, o horário é das 8h às 11h30. Na área de execução penal, das 13h às 18h.
FONTE: DPESP