A Defensoria Pública de SP inaugurou em 28/04 a nova sede de sua Unidade de Atendimento Inicial, no Centro da Capital.
Localizada em amplo espaço de 1.100 m² na Rua Boa Vista, nº 150, no Centro da Capital (Edifício Cidade IV), o novo local substitui o atendimento inicial de casos da área cível e família, que anteriormente eram feitos na Avenida Liberdade, nº 32. Cedido à Defensoria pelo Governo do Estado, o imóvel passou por uma completa reforma até ser inaugurado nesta segunda-feira.
A nova Unidade deve receber cerca de 500 novos casos diários, ao longo de cada manhã. São 42 postos de atendimento e uma equipe diária de 10 Defensores Públicos, 5 Servidores e 35 Estagiários. Todos os acessos são preparados para receber pessoas com deficiência e o local conta com temperatura climatizada, capacidade para recepcionar 400 pessoas sentadas de uma única vez, além de brinquedoteca e enfermaria. Há ainda um sistema de gerenciamento de filas com 5 monitores; neles, também serão exibidos vídeos informativos de educação em direitos produzidos pela Defensoria.
No local, será utilizado o sistema Defensoria Online, desenvolvido pela instituição nesta atual gestão, para cadastro dos usuários e registro das demandas. Além disso, o público tem acesso a uma coleção de panfletos informativos que abordam as dúvidas frequentes sobre os temas mais comuns trazidos à Defensoria, auxiliando os atendimentos e prestando informações com clareza.
Os casos serão atendidos mediante teleagendamento prévio. Desde sexta-feira (25/4), a Defensoria iniciou seu novo serviço de teleagendamento na Capital. O novo sistema busca dar maior comodidade às pessoas atendidas pela Defensoria Pública na Capital, evitando a formação diária de filas.
Para agendar o atendimento, a pessoa deve ligar para o telefone 0800 773 4340, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h. As demandas urgentes identificadas serão encaminhadas para comparecimento no dia seguinte à ligação.
Atendimentos referentes a processos criminais continuam sendo feitos pessoalmente no Fórum Criminal da Barra Funda, sala 0391, térreo, diariamente, entre 13h e 18h, sem a necessidade de teleagendamento.
Para a defesa de adolescentes, o atendimento continua sendo feito pessoalmente na Unidade da Defensoria de Infância e Juventude, na Rua Piratininga, nº 84, Brás, diariamente, entre 13h e 18h, também sem a necessidade de teleagendamento.